Como escolher ar-condicionado: dicas para você acertar na hora da compra

Encontrar o ar-condicionado perfeito, que deixa o seu lar muito mais confortável mesmo quando o calorão do verão não dá trégua, é uma tarefa tão importante quanto difícil. A diversidade de modelos e a falta de informação sobre cada um pode fazer com que se leve para a casa um aparelho nada eficiente e que, pior ainda, pesa na conta de energia.

Então, para você não passar por isso, basta conferir as nossas dicas sobre escolher ar-condicionado!

Escolhendo o tipo de ar condicionado

Um fator fundamental para escolher o condicionador de ar que melhor atende às necessidades do seu lar é saber qual dos tipos de ar condicionado é o mais indicado para ele. Isso porque, embora algumas pessoas se esqueçam disso, cada um deles possui suas características e seu perfil de uso. Ou seja, os aparelhos não são todos iguais e ter consciência disso é o primeiro passo para escolher bem.

Abaixo você conhece mais sobre os três principais aparelhos e também descobre para qual tipo de ambiente cada um é mais indicado!

Ar Janela

ar condicionado de janela

Fonte: WebContinental

Esse é o modelo que ainda é reconhecido como o típico ar-condicionado – embora hoje ele já não tenha tanta popularidade quanto no passado. O ar de janela é aquele que possui uma única peça com condensadora e evaporadora e que, justamente por isso, necessita de um buraco na parede para ser instalado!

A principal vantagem desse tipo de eletrodoméstico é o seu preço mais baixo comparado a outros modelos e, também, o seu menor consumo de energia. No entanto, o lado ruim fica por conta da performance, que não é tão eficiente para resfriar cômodos maiores, pela instalação mais trabalhosa (precisa que seja feito um buraco na parede) e pelo ruído sonoro que ele produz em seu funcionamento.

Portanto, o ar janela é mais indicado para quem não pode investir tanto em um condicionador de ar e, além disso, tem o objetivo de climatizar uma área pequena e não precisa de um aparelho muito potente.

Ar Condicionado Split

ar condicionado split

Fonte: WebContinental

Embora existam variações do próprio ar split (como piso-teto, mutisplit, split cassete, entre outros), o mais comum desse tipo é o chamado split hi-wall. Ele leva esse nome justamente porque é dividido em duas partes:

  • a evaporadora, que é instalada na parede do cômodo;
  • e a condensadora, acoplada na parte externa dele.

Com essas características, o ar-condicionado split é um dos modelos mais modernos e traz uma série de vantagens:

  • é mais silencioso (por causa da separação de seus componentes);
  • tem maior potência e eficiência na climatização dos ambientes;
  • conta com funcionalidades extras que trazem mais conforto (mais adiante neste post você confere algumas!);
  • e possui instalação e manutenção fáceis e práticas!

Já o aspecto negativo do aparelho é o seu preço maior, a performance que pode gerar consumo de energia excessivo em ambientes compactos e pode não ser o suficiente para locais muito amplos – como lojas e restaurantes, por exemplo.

Ar Condicionado Portátil

ar condicionado portátil

Fonte: WebContinental

Esse modelo é uma espécie de split móvel, ou, ainda, uma mistura de ventilador com ar-condicionado. Isso porque ele tem potência para climatizar ambientes menores assim como um condicionador de ar, mas, da mesma forma que um ventilador, ele não é instalado de forma fixa e, por isso, pode ser levado de um local para outro com muita facilidade.

Dessa forma, o ar portátil é muito indicado para quem deseja climatizar uma área mais compacta, como um quarto ou home office, pois ele tem tanta eficiência quanto um ar-condicionado nesses casos.

Esse modelo também é perfeito para quem precisa de mobilidade e praticidade e/ou não pode realizar alterações na estrutura do seu lar. Porém, não é muito indicado para ambientes maiores, pois sua potência não é tão grande para esse tipo de área.

Além disso, o modelo portátil precisa de um tubo extensor para fazer a troca de calor entre o ambiente interno e externo, e esse tubo deve ficar posicionado para fora do local interno – como uma varanda ou janela.

Sem mais discussões: saiba qual é a temperatura ideal do ar-condicionado

Definindo a potência do condicionador de ar

Depois de saber qual o tipo de ar condicionado é o mais indicado para o seu perfil de uso, é preciso definir qual a potência que o aparelho precisa contar para suprir a sua necessidade. Esse fator é fundamental para você ter a certeza de que o aparelho que está levando para a casa é o ideal, com performance satisfatória e sem gerar consumo excessivo de energia.

A potência dos condicionadores de ar é atestada com o chamado BTU (sigla em inglês para Unidade Térmica Britânica). Quanto maior essa medida, maior é a potência do aparelho, ou seja, maior é a capacidade que ele tem de resfriar o ambiente. Mas isso não quer dizer necessariamente que basta escolher o modelo com o maior número de BTUs e, pronto, você terá o melhor ar-condicionado.

potência do ar condicionado

Fonte: iCool

Isso porque cada ambiente tem suas características próprias e, por isso, demanda uma performance específica. Por exemplo, se você adquirir um aparelho com uma potência excessiva, ele consumirá mais energia sem necessidades; no caso de levar para casa um modelo com menos BTUs do que o ideal, ele não resfriará o ambiente e também consumirá muita energia.

Ou seja, antes de comprar o ar-condicionado, é muito importante calcular os BTUs que você necessita do aparelho. Diversos fatores entram nesse cálculo, como:

  • a área total do local;
  • a quantidade de pessoas que ficam nele;
  • a quantidade de aparelhos eletrônicos dispostos nele;
  • a incidência de luz solar, entre outros.

Tudo isso influencia na climatização da área, portanto, usar uma calculadora de BTUs ajuda a escolher o ar-condicionado compatível com o uso que você precisa.

15 dicas para economizar energia com ar-condicionado

A importância de funções extras

Outro aspecto que pode fazer a diferença na hora de escolher o seu condicionador de ar – especialmente se você estiver na dúvida entre dois modelos muito parecidos – são algumas funcionalidades extras. Alguns dos diferenciais que ele pode ter são:

  • timer;
  • função sleep (que regula a temperatura automaticamente durante a noite);
  • selo procel A (que atesta a economia de energia);
  • filtros de ar especiais;
  • e tecnologia Inverter (que traz até 60% de economia de energia).

Veja qual o melhor ar-condicionado para comércio

Seguindo esses passos você tem muito mais tranquilidade para escolher o ar-condicionado perfeito para o seu lar, seja qual for o perfil dele. Ao definir o melhor modelo, a potência necessária e as funções extras que podem ser um diferencial positivo para você, decidir qual condicionador de ar levar para a casa fica muito mais fácil!

E na hora de comprar, você pode contar com a WebContinental: temos uma grande variedade de modelos e as melhores condições de pagamento do mercado!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com