Como decorar a área de churrasqueira: veja dicas infalíveis

Que preparar um churrasco eventualmente para a família e/ou os amigos no final de semana é uma das formas mais agradáveis – e deliciosas – de lazer, isso todo mundo sabe. Agora, encontrar formas de decorar a área de churrasqueira para que fique confortável e funcional, por outro lado, pode ser um desafio para algumas pessoas.

Assim, preparamos algumas dicas e orientações imperdíveis para decorar esse ambiente do seu lar. Confira!

Saiba como fazer um quiosque com churrasqueira em casa!

Quer ir direto ao ponto? Falaremos sobre:

Planejando a área da churrasqueira

Antes de tudo, é preciso ter alguns cuidados na hora de planejar e elaborar o local. Primeiramente, você precisa sempre ter muito claro o principal objetivo de uma área com churrasco: unir aconchego e praticidade para preparar um churrasco junto de quem você gosta!

Ou seja: às vezes não é uma boa ideia incluir uma grande quantidade de mobília no local, pois isso pode dificultar um pouco a sua vida na hora de fazer o churrasco. Dessa forma, o planejamento da mobília e da distribuição do espaço em geral deve ser feito com cuidado para elaborar um ambiente confortável e que facilite o preparo do churrasco.

Por isso, priorize itens que tenham um propósito prático, como:

  • Refrigeradores;
  • Uma pia;
  • E, no caso de uma varanda gourmet, eletrodomésticos.
churrasqueira moderna

Fonte: Pinterest

Encontre o melhor local para a sua churrasqueira

Do mesmo modo, também é preciso instalar a churrasqueira no local mais conveniente e propício. Uma orientação geral que costuma dar o melhor resultado é:

  • Em apartamentos, escolher a varanda;
  • Em casas, colocar a churrasqueira em um espaço no quintal ou garagem.

Isso garante que o espaço será mais fácil de limpar/organizar, afinal de contas se aproveita de uma área que, naturalmente, é pensada para receber visitas.

Veja mais algumas dicas rápidas que ajudam a tirar o melhor proveito do espaço de churrasco:

– Para quem tem uma área mais ampla disponível, definitivamente vale a pena incluir um balcão, pois ele facilita o preparo do churrasco e também serve como uma cantinho para reunir as pessoas;

– Em espaços internos (especialmente em apartamentos) é frequentemente indicado o uso de uma coifa! Confira nosso post que ensina como escolher e usar coifas para churrasqueira;

– Em áreas externas é ideal ter alguma proteção do sol, como um toldo, pergolado ou outras formas de cobertura, por exemplo;

– O revestimento mais comum para as paredes é azulejo (ou pastilhas). Outra opção popular é o tijolo aparente!

Qual o melhor piso para área de churrasqueira?

De forma geral, a opção mais indicada por especialistas é o porcelanato intermediário fosco, que é resistente e não fica com manchas de gordura. Portanto, ele apresenta segurança, beleza e ainda facilita a manutenção e limpeza – tudo que você precisa no piso da área de churrasco!

Além dessas, outras opções indicadas para esse tipo de ambiente são:

  • O ladrilho hidráulico;
  • cerâmica;
  • E o fulget (também chamado de granilite rústica) para quem busca um revestimento mais moderno.

Portanto, não existe uma opção única e universal que seja a melhor em todas as situações, e sim uma gama de alternativas dentre as quais você pode escolher aquela que melhor se adapta ao seu lar.

Dicas de decoração para área de churrasco

Depois de ter certeza de que tudo ficará muito bem organizado e funcional, garantindo conforto para quem for socializar na área e praticidade para quem for preparar o churrasco, agora é a hora de pensar na decoração!

Aqui, como no restante do seu lar, é importante implementar elementos que saibam tirar o máximo do ambiente e, ao mesmo tempo, trazer um pouco da sua personalidade com harmonia.

Em outras palavras: solte a criatividade e não tenha medo de arriscar! Mas, para quem procura uma orientação geral, alguns dos estilos mais empregados na área de churrasqueira são: o visual mais tradicional e rústico; o moderno; e o clean. Veja dicas rápidas e práticas de como incorporar cada um deles na decoração.

Decoração clássica

A decoração mais tradicional, ou seja, aquela em que a maioria das pessoas imagina ao pensar em um espaço com churrasqueira, incorpora elementos do estilo rústico. Portanto, invista:

  • Na madeira e no revestimento de tijolos aparentes (ou materiais que imitem esse material) como elementos principais;
  • Um balcão e/ou uma mesa com cadeiras;
  • E piso com cimento queimado ou madeira envernizada completam o visual “churrasqueira dos sonhos”.
churrasqueira com mesas e cadeiras de madeira

Fonte: Pinterest

Decoração moderna

Já quem busca trazer uma aparência mais moderna e atual para o local,  também pode ser um pouco mais arrojado e buscar alternativas menos padrão. Esse estilo de decoração combina bem com:

  • Linhas retas;
  • Revestimentos coloridos/brilhosos;
  • E iluminação abundante!
churrasqueira com objetos coloridas

Fonte: Pinterest

Decoração clean

Caso a área da churrasqueira seja compacta, definitivamente vale usar as mesmas técnicas de outros ambientes para dar a impressão de que o ambiente é mais espaçoso:

  • Opte por cores claras;
  • Não inclua muitos elementos decorativos;
  • Tenha móveis básicos (algumas cadeiras);
  •  Invista em um espelho para trazer uma sensação de amplitude!
churrasqueira com plantas

Fonte: Pinterest

Quer mais dicas? Então confira algumas imagens para se inspirar:

churrasqueira co telhado aberto de madeira

Fonte: Pinterest

churrasqueira com objetos combinando

Fonte: Pinterest

churrasqueira moderna com detalhes em preto

Fonte: Pinterest

churrasqueira com pia

Fonte: Pinterest

churrasqueira com mesas e cadeiras de boteco

Fonte: Pinterest

churrasqueira com mesa de madeira e bancos de ferro

Fonte: Pinterest

Itens decorativos e enfeites para a área de churrasco

Uma das formas de escolher quais itens decorativos e enfeites incluir na área de churrasco é sempre levar em conta como eles combinarão com o restante da decoração do ambiente. Desse modo, o melhor é sempre buscar harmonia, mesmo ao criar contrastes de estilo – de forma sutil e muito bem pensada.

No caso de uma decoração mais tradicional, os itens decorativos podem ser realmente acessórios que ajudam no preparo do churrasco, como por exemplo:

churrasqueira com utensílios pendurados

Fonte: Pinterest

Já quem optou por uma decoração com estilo mais moderno, a dica é apostar em itens mais descolados, como:

churrasqueira com detalhes coloridos e posteres

Fonte: Pinterest

Por fim, para as áreas de churrasqueira compactas, o melhor para otimizar o espaço e decorar com harmonia é usar itens minimalistas, como:

quiosque com churrasqueira elétrica

Fonte: Pinterest

Ao seguir essas orientações, como resultado você conseguirá certamente montar um espaço para churrasqueira perfeito, prático, funcional e, claro, também aconchegante. E não se esqueça: para equipar essa área com os melhores eletrodomésticos e acessórios, conte com a WebContinental. Temos os melhores preços e condições!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com