Ar Condicionado Split

O Ar Condicionado Split é a evolução do velho Ar Condicionado de Janela. É o tipo de ar condicionado que mais tem se popularizado no Brasil. Nos modelos Split o aparelho de Ar Condicionado é dividido em duas unidades – daí o nome Split que vem do inglês e quer dizer “dividir, separar” – uma Condensadora que é a unidade externa e uma Evaporadora que é a unidade interna. A condensadora tem a função de resfriar ou aquecer o ar (dependendo do modo de operação do aparelho), já a Evaporadora é responsável por distribuir o ar refrigerado pela condensadora dentro do ambiente e retirar o ar já “usado” do seu interior.

Já falamos de vários tipos de Ar Condicionado e muitos deles fazem parte da família do  Ar Condicionado Split, que é que a evolução do velho Ar Condicionado de Janela. É o tipo de ar condicionado que mais tem se popularizado no Brasil. Nos modelos Split o aparelho de Ar Condicionado é dividido em duas unidades – daí o nome Split que vem do inglês e quer dizer “dividir, separar” – uma Condensadora que é a unidade externa e uma Evaporadora que é a unidade interna. A condensadora tem a função de resfriar ou aquecer o ar (dependendo do modo de operação do aparelho), já a Evaporadora é responsável por distribuir o ar refrigerado pela condensadora dentro do ambiente e retirar o ar já “usado” do seu interior.

Ar Condicionado Split - Blog WebContinental

Vantagens

Essa separação do aparelho em duas unidades tem como grande vantagem, a diminuição significativa do barulho dentro do ambiente já que o mecanismo responsável por grande parte do ruído fica na condensadora – do lado de fora.

Ele também tem um visual estético mais atrativo, sendo que alguns modelos de design sofisticado podem ser considerados como parte da decoração do ambiente.

Outra vantagem do Ar Split é em relação ao consumo de energia elétrica. Aparelhos Split tem uma economia de até 25% sobre o Ar Condicionado de Janela.

Como escolher seu Ar Condicionado Split

Um fator importante que devemos observar quando vamos comprar um aparelho de ar condicionado é quanto ao tamanho do ambiente que queremos refrigerar. A capacidade de refrigeração de um Ar Condicionado, tanto nos modelos Split quanto nos modelos Janela, é medida em BTU’s (Bristish Thermal Unit  ou Unidade Térmica Britânica).

Para sabermos quantos BTU’s nosso aparelho Split precisa para refrigerar nosso ambiente temos que levar em conta não só as dimensões, mas também o número de pessoas e a quantidade de aparelhos eletrônicos que estão nele.

Qual modelo de Ar Split devo comprar?

Uma vez calculada a capacidade que seu Ar Condicionado Split deve ter, chegamos a pergunta principal: “Qual modelo de Ar Condicionado Split comprar?”

Para cada finalidade existe um modelo de Ar Split mais adequado, desde os modelos de uso domésticos até modelos para comércios e indústria dos mais diversos tamanhos. Vamos a eles:

  • Ar Condicionado Split Hi Wall – É o modelo padrão e mais comum de ar condicionado Split, é o famoso Ar Split, a instalação da evaporadora, a unidade interna, é feita no alto da parede, por isso o nome Hi Wall (alto da parede em uma tradução livre). Hoje já existem aparelhos de Split Hi Wall com design sofisticado e, também existem os aparelhos com tecnologia Inverter, que os torna até 40% mais econômicos que os Split convencionais. Existem aparelhos Split Hi Wall com diversas capacidades de refrigeração, as mais comuns são 7000 BTUs, 9000 BTUs, 12000 BTUs, 18000 BTUs até 30000 BTUs;
  • Ar Condicionado Split Cassete – É instalado no teto, no centro do ambiente, são indicados para ambientes de médio e grande porte, comerciais ou residenciais, com grande fluxo de pessoas. É o mais discreto e silencioso dos modelos de Ar Condicionado Split por ser embutido no forro. Tem capacidades de refrigeração que variam de 18000 BTUs, 24000 BTUs, 36000 BTUs, 41000 BTUs, 45000 BTUs até 51000 BTUs;
  • Ar Condicionado Split Piso Teto – Assim como o Cassete, é indicado para médios e grandes ambientes, residenciais ou comerciais. Sua instalação pode ser feita no piso ou no teto. Normalmente encontrados nas capacidades de 24000 BTUs, 30000 BTUs, 36000 BTUs, 48000 BTUs até 60000 BTUs
  • Ar Condicionado Multi-Split – É uma variação do Split Hi Wall, difere dos demais por permitir que a instalação de duas ou mais unidades evaporadoras em apenas uma unidade condensadora. É indicado, principalmente, para mais de um ambiente. Encontrado nos modelos Bi Split, e Tri Split com capacidades de 9000 BTUs, 12000 BTUs até 18000 BTUs;
  • Ar Condicionado Window Split – Quase um modelo híbrido, é um Split Hi Wall cuja condensadora é instalada no vão que costuma existir em algumas casas e prédios para a instalação do ar condicionado janela. Disponível nas capacidades de 7000 BTUs a 12000 BTUs;
  • Ar Condicionado Split Vertical – Também conhecido por Split Torre, sua instalação é feita na parede ou no piso do ambiente, sua grande capacidade o indica para médios e grandes ambientes, residenciais ou comerciais. Sua capacidade é de 24000BTUs, 48000 BTUs e 60000 BTUs;
  • Ar Condicionado Split Canto Teto – É similar ao Piso Teto, mas sua unidade evaporadora deve ser instalada sempre no teto, no canto de duas paredes. É encontrado nas capacidades de 9000 BTUs e 12000 BTUs;
  • Ar Condicionado Split Quatro Cantos – Ele possui quatro saídas de ar como o  Split Cassete e também, é instalado no teto do ambiente, sua principal diferença está no fato de não ser embutido no forro. Pode ser instalado no centro, na lateral ou no canto. Possuí as capacidade de 24000 BTUs, 41000 BTUs e 60000 BTUs.

Independente do modelo que você escolher lembre-se sempre: A instalação de aparelhos de ar condicionado Split deve ser feita por um profissional especializado, afinal de contas você não quer perder a garantia do aparelho, não é mesmo?

Confira nossas ofertas de Ar Condicionado Split!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com