Ar Condicionado

Ar-condicionado Multi Split: Como funciona?

multi
Escrito por WebContinental

O ar-condicionado Multi Split é ideal quem deseja climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo com o melhor custo-benefício. Ideal para escritórios e residências, o Multi Split possibilita a instalação de até 8 evaporadoras (parte interna) em apenas 1 condensadora (parte externa).

Como funciona o Ar-condicionado Multi Split

Antes de explicar o funcionamento do ar-condicionado Multi Split, é importante saber diferenciar a condensadora da evaporadora. A condensadora é aquela parte que fica do lado de fora da casa, trabalhando para modificar a temperatura do ar. Já a evaporadora é a parte interna, que libera o ar refrigerado no ambiente.

Ar-condicionado Multi Split

O funcionamento de um Ar-condicionado Multi Split é bem simples, é basicamente igual a de qualquer outro ar. A grande diferença no funcionamento é que, como se tem apenas uma condensadora, a potência total de BTUs é dividida entre as evaporadoras em uso.

A divisão de BTUs entre as evaporadoras de um ar-condicionado Multi Split pode ser forma igual ou não, dependendo muito do modelo e fabricante. Por exemplo, o Ar-Condicionado Electrolux Bi Split tem um total de 18.000 BTUs e conta com duas evaporadoras, cada uma com capacidade de 9.000 BTUs.

Ar-condicionado Multi Split

Em alguns casos, a potência de cada evaporadora não é estabelecida. Nesse caso, o total de BTUs é dividido de forma igual entre as evaporadoras em uso. Por exemplo, se o total for de 18.000 BTUs e uma das evaporadoras estiver consumindo 10.000 BTUs, é lógico que as demais evaporadoras possam consumir apenas os 8.000 BTUs restantes. Dessa forma, a divisão vai acontecendo de acordo com o uso dos aparelhos.

O Ar-condicionado Multi Split é indicado para quem?

- Indicado para quem quer climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo com um bom custo-benefício.

- Indicado para quem não tem muito espaço para colocar mais de uma condensadora ou para quem não quer fazer grandes modificações na fachada da casa, escritório ou qualquer outro edifício.

- Indicado para escritórios, residências ou outros espaços com salas individuais.

- Indicado para espaços grandes, podendo ser instalada uma evaporadora em cada canto do ambiente.

Tire suas dúvidas!

Separamos algumas das perguntas mais frequentes em relação ao aparelho e as respondemos. Confira!

  • O ar-condicionado Multi Split consome mais energia?

Não. Muitos aparelhos desse tipo contam com tecnologia Inverter, que funciona de modo inteligente e mais econômico. Além disso, as diversas funções – como Sleep e Timer – ajudam a programar o aparelho e diminuir o consumo de energia. O que pode acontecer é um aumento de energia devido à um cálculo errado de BTUs, como não levar em conta o tamanho do ambiente ou o número de pessoas que passam por ele.

  •  É possível controlar as temperaturas de forma independente? 

Sim! Cada evaporadora vem com um controle remoto para climatizar e programar cada um dos aparelhos de forma individual. Lembre-se de que o total de BTUs será dividido entre o número de evaporadoras em uso, ou seja, a capacidade máxima de cada poderá mudar.

  • Quantas evaporadoras têm um Multi Split?

Esse número varia de acordo com o modelo. Existem várias opções no mercado, podendo variar de 2 até 8 evaporadoras. O nome Multi Split também muda de acordo com o número de evaporadoras: Bi Split para duas evaporadoras, Tri Split para três e assim por diante.

Sobre o autor

WebContinental

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com