7 Dicas de segurança para o ciclista urbano

Apesar de ser mais saudável, ecológico e econômico, pedalar nas grandes cidades ainda é um desafio, a maior parte das cidades brasileiras não está preparada para ciclistas, então se você já pedala ou pretende começar a usar a magrela nas ruas alguns cuidados são essências para a sua segurança e dos outros também, por isso preparamos 7 dicas de segurança para o ciclista urbano.

Com a sustentabilidade em foco e o trânsito cada vez mais congestionado, as bicicletas ganham espaço a cada dia.

Apesar de ser saudável, ecológico e econômico, pedalar nas grandes cidades ainda é um desafio! A maior parte das cidades brasileiras não está preparada para ciclistas, então se você já pedala ou pretende começar a usar a magrela nas ruas, alguns cuidados são essências para a sua segurança e dos outros também, por isso preparamos 7 dicas de segurança para o ciclista urbano.

7 Dicas de segurança para o ciclista urbano

Dicas

  1. Use equipamentos de proteção como capacete e luvas, pois além de protegerem as mãos numa queda também servem pra mante-las mãos aquecidas no frio.
  2. A iluminação é um dos principais itens de segurança. Se os carros e motos usam luzes à noite, a bicicleta também deve usar para ser vista pelos pedestres e outros veículos. Refletivos que vem nos pedais são de pouca ajuda. Use luzes piscantes elas chamam muito atenção, branca na frente e vermelha atrás como nos carros, pra todos saberem se você está indo ou vindo.
  3. Procure andar sempre pela direita, é mais seguro pois essa pista é a área destinada a veículos mais lentos. Mas não fique colado na calçada, os carros podem tentar lhe ultrapassar sem trocar de pista e o risco de você cair só com o susto é grande. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os motoristas tem que manter uma distância de 1,5m de bicicletas, mas muitos não respeitam isso. Ocupe mais ou menos um terço da pista, assim você pode manobrar pra evitar buracos e fugir de motoristas apressadinhos.
  4. Sinalize sempre utilizando as mãos o que pretende fazer. Veja e seja visto no trânsito. E cuide se o motorista vai mesmo te esperar!
  5. Cuidado com as portas dos carros parados. É muito comum motoristas não olharem no retrovisor antes de abrir as portas e mesmo os que olham, na maioria das vezes, procuram algo grande como outro carro e não percebem uma bike vindo. Por isso, mantenha uma distância de pelo menos um metro dos veículos estacionados.
  6. Calçada é lugar de pedestre, o Código de Trânsito Brasileiro diz que se deve descer da magrela, afinal, você não quer atropelar uma criança ou um idoso não é verdade?
  7. Respeite a sinalização de trânsito, ela é para todos, sejam carros, motos, ônibus bicicletas ou pedestres.

O importante é tomar cuidado, lembre os motoristas ainda não estão acostumados a dividir espaço com bicicletas, então procure ser educado, sinalize, espere e agradeça, assim o motorista passa a entender que as bikes vieram pra ficar e vai respeitar o espaço delas.

Lembre-se: Gentileza gera gentileza!

Confira ofertas de Bicicletas!

Fonte 1 | Fonte 2

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com